Sejam bem vindos!

Queridos seguidores e visitantes, sejam bem vindos ao meu blog.Quero através deste, passar um pouco de informação e dicas de sustentabilidade.
Este tema é muito importante para nossas vidas e de modo geral para o nosso planeta.Obrigado desde já, a todos que me prestigiaram

Grata,
Karoline Agra

sábado, 28 de maio de 2011

Os Construtores de Sustentabilidade na Paraíba

Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável na Paraíba

Os problemas sociais e econômicos são graves na Paraíba. O estado da Paraíba encontra-se em 18º lugar no ranking do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e na 5ª posição em relação aos PIBs dos estados do Nordeste. Segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB do estado da Paraíba foi de R$ 25,7 bilhões em 2008.

De acordo com os dados de 2009 do IBGE, na Síntese dos Indicadores Sociais, a média de rendimento dos 10% mais ricos é 54,5 vezes maior que a dos 10% mais pobres do estado. Com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,718 em 2005, a Paraíba ocupa o 24° lugar no ranking dos estados brasileiros, ou seja, detém o quarto menor IDH do país. No ranking nordestino, a Paraíba ocupa a 6ª posição, segundo o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Os problemas ecológicos também são nítidos. Podemos citar, por exemplo, o desmatamento nas mesorregiões do Sertão Paraibano, da Borborema e do Agreste Paraibano e o avanço do mar na orla da mesorregião da Mata Paraibana, sobretudo na capital paraibana. Agora, faço-lhes uma simples pergunta: Quantos paraibanos entendem a palavra sustentabilidade de forma correta?

Atualmente, somos 3.766.834 habitantes na Paraíba, segundo estimativa do IBGE. Já existem pesquisas no Brasil mostrando que a maioria da população brasileira nunca ouviu falar ou não sabe explicar o que significa sustentabilidade. E na Paraíba, quantos são em número absoluto e em número relativo?

Sustentabilidade é um conceito novo, repleto de definições que devem ser entendido por todos e, sobretudo, aplicado de maneira sistêmica nas questões fundamentais da sociedade paraibana. O termo "sustentável" que provém do latim sustentare, significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e cuidar. Sustentabilidade é a preservação da água, do solo e do ar; é manter a vida animal e vegetal; é ter educação e saúde de qualidade; é sempre pensar na geração atual e no futuro das próximas gerações.

Em 1987, a CMMAD (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento) elaborou o Relatório Brundltand, no qual foi apresentando pela primeira vez o conceito clássico de desenvolvimento sustentável: “O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais”.

Sendo assim, precisamos, primeiramente, popularizar a palavra sustentabilidade nos 223 municípios paraibanos. Podemos usar as modernas redes sociais como Facebook e Twitter, assim como os antigos cordéis em papel reciclado, para sensibilizar e preparar os paraibanos para atuarem como agentes do desenvolvimento sustentável, formadores de mudanças e líderes na oportunidade de realizar ações, programas, projetos e planos com sustentabilidade.

Cada um de nós precisa aprender a reconhecer os seus próprios erros durante sua trajetória no planeta Terra. Não podemos mais desperdiçar tanto papel, tanta água, tanta comida. Incentivemos o uso do papel reciclado e da água das chuvas. Incentivemos a leitura de livros digitais para diminuir significativamente a derrubada de árvores em nossas florestas e matas. Temos que produzir menos dióxido de carbono (CO2). Outra verdade também merece ser dita: a comida cara de fast food aumenta o peso corporal e prejudica a saúde de quem a consome com regularidade. Precisamos buscar uma alimentação saudável e barata, baseada em produtos orgânicos da agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário